Definição evento tributável

A noção de fato pode ser usada para nomear um trabalho, um evento ou algo que é especificado. Por outro lado, tributável é um adjetivo usado para qualificar o que pode ser tributado com um imposto (uma obrigação monetária fixada por lei).

Evento tributável

Um evento tributável, portanto, é um evento que causa o nascimento da obrigação legal de fazer uma contribuição . Nesta circunstância, a aplicação do imposto em questão é especificada.

De acordo com a lei tributária, uma obrigação tributária nasce com um fato tributável, que também é um fato legal (é estabelecido por lei e seus efeitos são determinados pela legislação). O evento tributável pressupõe que haja uma manifestação específica de capacidade contributiva, que é determinada temporal e territorialmente de maneira precisa.

Embora as características do evento tributável variem de acordo com cada país, em geral considera-se que o fato gerador gera uma obrigação tributária e, simultaneamente, deveres fiscais . Portanto, o contribuinte deve pagar o valor correspondente à obrigação e, por sua vez, cumprir os requisitos estabelecidos pelos deveres acima mencionados (tais como fornecer informações, pagar juros de mora, etc.).

É importante ter em mente que o imposto vinculado a um evento tributável pode ser um imposto ou um imposto . No caso do imposto sobre imóveis, por exemplo, o evento tributável é a propriedade de um imóvel (como uma casa). Um imposto municipal, por outro lado, pode ter como evento tributável o uso de um serviço público (como a iluminação).