Definição sintagmático

Sinalagmático é um termo que vem da língua grega e que está ligado a um contrato (um acordo sobre um determinado assunto que deve ser respeitado por todas as partes que o subscrevem).

Sinalagmático

A ideia de um contrato sinagogático refere-se a um contrato bilateral, que é um acordo que gera obrigações recíprocas para quem assina o contrato. Desta forma, a sinalimidade é um contrato que difere do unilateral (o que implica obrigações para uma única parte).

Podemos encontrar uma ampla variedade de contratos sinagogáticos na vida cotidiana, uma vez que estes são os contratos que geralmente regem várias operações comerciais. O contrato típico de vendas, por exemplo, é silábico.

Suponha que uma pessoa venda seu carro para outra pessoa. Ambos os sujeitos assinam um contrato sinalagmático: o vendedor adquire a obrigação de entregar o veículo, enquanto o comprador é obrigado a pagar um determinado preço.

Outro contrato sinalagmático é o contrato de arrendamento ou locação . Um indivíduo aluga uma casa para outra por um período de doze meses. Através do contrato sinalagmático, assume a obrigação de atribuir o uso da habitação à outra parte, que é obrigada a pagar um determinado valor pelo aluguel em questão.

O contrato para a prestação de serviços também é sintagmático, pois gera o nascimento de obrigações para a parte que oferece o serviço e para a parte que o contrata. O contrato estabelece as condições e o escopo do serviço, a forma de pagamento, as cláusulas de rescisão, etc.