Definição passivo circulante

O passivo circulante de uma empresa consiste em suas dívidas de curto prazo, que devem ser pagas em um período inferior a doze meses . É, portanto, o passivo de curto prazo que é atual, pois não há intenção de permanecer na empresa por um longo tempo e está em constante rotação ou movimento.

Passivo circulante

Os empréstimos comerciais (concedidos por fornecedores e credores, decorrem da distância temporária entre o momento da aquisição de um bem ou serviço e o momento de efetuar o pagamento), os créditos bancários (concedidos por entidades financeiras podem ser empréstimos, linhas de crédito). crédito ou descontos de efeitos), as notas promissórias das empresas (que constituem financiamento de curto prazo) e o factoring (a venda dos débitos de clientes a outras empresas) fazem parte do passivo circulante.

Deve-se mencionar que, no campo da contabilidade, o curto prazo (geralmente expresso como CP ) é definido como o período de tempo que não excede o fechamento do ano corrente. Dentro dos itens do passivo circulante, duas classificações são reconhecidas, agrupando algumas das situações expressas no parágrafo anterior: passivos espontâneos e expressos.

Passivo espontâneo

Trata-se de financiar sem custo que o próprio ciclo de produção gera automaticamente. Durante o ciclo de exploração, cada empresa realiza suas atividades habituais de venda, compra, paga seus impostos; e todos eles são fontes normais de responsabilidade espontânea.

A partir das transações com os fornecedores, as contas que devem ser pagas pelas compras feitas a crédito são liberadas. O uso de serviços e a contratação de funcionários acarretam uma série de obrigações, impostos que a empresa deve pagar. Finalmente, há certas despesas gerais, como reparos de equipamentos e taxas para trabalhos específicos.

Responsabilidade expressa

Passivo circulante Qualquer financiamento que seja negociado com bancos ou instituições financeiras, cujo pagamento deva ser feito no curto prazo e que implique o pagamento de uma participação é parte do passivo expresso (também conhecido como dívida financeira ). Em outras palavras, trata-se de qualquer obrigação decorrente de operações expressamente contratadas, ou seja, que não tenham sido geradas automaticamente pelo ciclo de produção.

Entre as fontes mais comuns desse tipo de passivo circulante, estão os empréstimos cujas parcelas vencem no curto prazo, linhas de desconto comercial e políticas de crédito. É importante observar que o termo dívida deve ser usado para se referir a todo financiamento de custo explícito (para o qual os juros devem ser pagos) no curto ou longo prazo, e crédito para se referir a qualquer dívida de curto prazo (ou seja, um dívida financeira que vence no ano em curso).

Por fim, esse uso do crédito não deve ser confundido com a abreviatura de política de crédito, uma vez que este último conceito é uma autorização concedida pelos bancos para fazer uma transferência de curto prazo, com um certo limite.

Conceitos relacionados

A obrigação fixa ou passiva de longo prazo, por outro lado, consiste nas obrigações e dívidas que são pagas em um período superior a doze meses a partir da data da contratação. O passivo contingente, por outro lado, está vinculado às obrigações com transações com certo grau de incerteza e que podem ser apresentadas como consequência de um evento futuro.

Outros tipos de passivo são passivos diferidos (com obrigações cuja aplicação está vinculada a resultados), obrigações assumidas (obrigações assumidas por outras empresas que a empresa assume por si só após a assinatura de um contrato ) e obrigações com o título ( dívidas documentadas suportadas pelas agências estatais).