Definição linha concorrente

A linha unidimensional composta de pontos infinitos que se sucedem na mesma direção é chamada de linha . Concorrente, por outro lado, é um adjetivo que se refere àquilo que concorda (isto é, se encontra com outros de seu tipo no mesmo lugar).

Linha simultânea

Essas definições nos permitem abordar a noção de uma linha concorrente . As linhas concorrentes são três ou mais linhas que estão no mesmo plano e têm um ponto em comum .

Isso significa que as linhas concorrentes passam pelo mesmo ponto, ao contrário das linhas paralelas que não possuem pontos em comum, elas são eqüidistantes entre si e não têm a possibilidade de cruzar mesmo quando são prolongadas indefinidamente. Ambas as propriedades, portanto, são mutuamente exclusivas: se as linhas são paralelas, elas não são concorrentes e vice-versa.

Pode-se dizer, em suma, que as linhas concorrentes coincidem no mesmo ponto. Se houver duas linhas retas, falamos de linhas secantes ou linhas perpendiculares, dependendo do caso. Por outro lado, tendo três ou mais linhas que se cruzam em um certo ponto, o conceito apropriado é o das linhas simultâneas. Em qualquer caso, todas as linhas que cruzam o mesmo ponto são concorrentes no sentido em que convergem em um determinado espaço (o ponto em questão).

Nas escolas e faculdades, os estudantes têm que aprender o conceito de linha concorrente e também como dar forma a ela. Assim, no primeiro caso é algo que eles descobrem nas classes Geometry, enquanto o segundo eles adquirem nas classes de Plastic.

Deve-se notar que a existência de linhas concorrentes implica a criação de diferentes ângulos . Ao cruzar no ponto concorrente, as linhas dão origem a ângulos com diferentes medidas (45º, 20º, etc.).

Além de todos os itens acima, não podemos ignorar a existência do que é chamado de concorrente direto à linha da Terra, que é usado principalmente dentro do setor de arquitetura e se refere à linha que participa de certas projeções e que adota uma posição concorrente na frente das linhas essenciais.

E eles também cobram destaque especial dentro do setor mencionado. Assim, por exemplo, poderíamos determinar que existem certos edifícios e estruturas que claramente deixam claro que eles são compostos de linhas concorrentes. Este seria o caso das pirâmides do Egito, porque todas as suas linhas laterais se juntam em um ponto comum que é o que forma o pico.

Considera-se, da mesma forma, que no mundo da arte eles também ganham destaque especial nesse tipo de linhas. Assim, por exemplo, está estabelecido que os pintores renascentistas os usavam com muita presença na hora de modelar paisagens e, especificamente, ruas. Especificamente, é determinado que, para realizar o layout desse elemento, optou-se por criar duas linhas concorrentes unidas no que foi chamado de ponto de fuga ou ponto de infinito. Isso é algo que pode ser visto em algumas pinturas de Rafael, Dürer ou Piero de la Francesca.