Definição discípulo

Discípulo é um termo que tem sua origem em uma palavra latina e que serve para se referir a um indivíduo que segue uma certa doutrina.

Discípulo

Para um discípulo (ou seguidor) existir, deve haver um professor (ou líder). O professor incute em seu discípulo certa doutrina, linha de pensamento ou estilo artístico tentando guiá-lo em seu crescimento. Esse ensinamento pode ser feito diretamente : falar com ele e corrigi-lo quando suas ações se opõem aos princípios da doutrina; ou indiretamente : através de suas obras (um discípulo de Goya pode ser alguém que nasceu em outra época que tenta seguir seus passos, imitando seu estilo criativo).

Na linguagem coloquial, esse conceito também é usado como sinônimo de aprendiz, aluno ou aluno . Por exemplo: "O artista francês é considerado um dos principais discípulos de Gerhard Richter", "O escultor é sempre responsável por destacar que não tem discípulo porque, segundo ele, ninguém conseguiu captar a essência de seu trabalho", Apresento ao meu discípulo: ele é o melhor aluno da minha oficina literária " .

Como dissemos antes, um discípulo pode estar ligado a uma certa corrente ou escola, mesmo que viva em tempos depois daqueles experimentados pelo professor. Nesse sentido entende-se que Albert Camus era um discípulo de Friedrich Nietzsche, e até mesmo que ele teve muitos discípulos não contemporâneos.

Os discípulos de Jesus Cristo

Os discípulos de Jesus Cristo foram os doze apóstolos escolhidos pelo próprio Jesus para ajudá-lo a pregar sua palavra e difundir suas idéias religiosas.

Estes primeiros discípulos não só o acompanharam durante a sua vida, mas também permaneceram ao seu lado, cumprindo os seus mandatos, depois da morte de Jesus. Entre eles estavam dois que, de acordo com os Evangelhos, tinham uma relação mais próxima com Jesus; Eles foram chamados Juan e Pedro. Os dez restantes eram Simão, André, Tiago, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes.

Discípulo Quando Jesus morreu, os discípulos formaram um seleto grupo de seguidores que continuaram a divulgar o que aprenderam com seu professor. Todos viviam juntos e eram conhecidos e, portanto, passavam para a posteridade, como a " Primeira Comunidade Cristã ".

A base fundamental dessa comunidade era a caridade. Todos os bens eram compartilhados, assim como a comida e as colheitas eram compartilhadas. Eles eram como uma grande família onde não havia hierarquias e onde todos tentavam fazer sua parte para que os outros estivessem bem . O lema fundamental era trabalhar em conjunto pelo bem comum enquanto servia a Cristo, espalhando sua palavra por toda a região. Vale a pena mencionar que esta primeira comunidade também contou com a presença de María (mãe de Jesus) e María Magdalena.

Esta primeira comunidade foi um exemplo de vida na sociedade, que muitas ideologias religiosas e não-religiosas tentaram igualar. Um caso semelhante é o dos Kibuts nas comunidades judaicas: onde a unidade e o bem comum eram o principal sustento desses grupos. Como um caso não religioso, podemos citar o comunismo, que tentou basear-se nesses mesmos princípios, mas, neste caso, o experimento não teve resultados positivos.

Apesar do que os Evangelhos narram, há muitas dúvidas sobre se essa vida, tal como é descrita neles, era possível, considerando a natureza ambiciosa e egoísta da natureza humana.

Atualmente, o conceito de discípulos de Jesus foi estendido para denominar todos os cristãos, tendo em comum com esses apóstolos o seguimento de Cristo e a difusão de seu evangelho.

É importante ter em mente que muitos outros líderes religiosos ou espirituais, como Maomé, Buda ou Confúcio, também tiveram ou têm discípulos, pois são considerados professores ou guias.

Recomendado